quinta-feira, 23 de junho de 2022

MERCADO FINANCEIRO PAGOU 62% DAS PESQUISAS NACIONAIS DE 2022


Bancos e corretoras financiaram 62% de todas as pesquisas eleitorais com abrangência nacional registradas em 2022. Foram 65 levantamentos registrados até a última terça-feira, sendo 40 deles bancados pelo mercado financeiro. Ao todo, as empresas do mercado financeiro desembolsaram – de 1º de janeiro a 21 de junho – R$ 4 milhões com os levantamentos, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As informações são do portal Poder360.

Os estudos aparecem com frequência em jornais, revistas e telejornais em grandes emissoras de TV. Algumas dessas pesquisas foram contratadas para serem realizadas regularmente.

Essa tendência se consolidou neste ano. Em 2018, o mercado financeiro havia pago 21% das pesquisas nacionais registradas em período similar (até 20 de junho).

Quem mais fez pesquisas neste ano até agora foi o Ipespe. Foram 13 levantamentos, todos contratados pela XP Investimentos. PoderData (11 pesquisas, com recursos próprios) e Quaest (6, pagos pela Genial Investimentos) estão na sequência. Clique aqui e confira o levantamento na íntegra.