quarta-feira, 15 de junho de 2022

MORAES É CONFIRMADO PARA PRESIDIR TSE E DIZ QUE VAI COMBATER MILÍCIAS DIGITAIS

 


O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), foi escolhido nesta terça-feira (14) para presidir o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a partir de 16 de agosto. Ele estará à frente da corte durante as eleições deste ano.

Apontado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) como um opositor, Moraes substitui Edson Fachin no cargo. O ministro Ricardo Lewandowski será o vice. No discurso após ser confirmado no cargo, Moraes disse que a Justiça Eleitoral vai combater milícias "pessoais e digitais" que atacarem a democracia.

A eleição do comando do TSE é simbólica. O presidente e o vice da corte eleitoral sempre são oriundos do STF e tradicionalmente há um rodízio entre os magistrados com base na ordem de antiguidade.

"A Justiça Eleitoral não tolerará que milícias pessoais ou digitais desrespeitem a vontade soberana do povo e atentem contra a democracia no Brasil", disse Moraes.

Na mesma sessão, Fachin citou "pacto" com a democracia: "Hoje a Justiça Eleitoral renovou, uma vez mais, o seu pacto indissolúvel com a democracia e com a missão de realizar eleições seguras em território nacional".