quarta-feira, 16 de novembro de 2022

A PALAVRA DO DIA


Proclamação do Evangelho (Lucas 19:11-28)

- O Senhor esteja convosco.

- E com o seu espírito.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Lucas.

— Glória a Ti, Senhor.

11 Enquanto o povo ouvia essas coisas, ele acrescentou uma parábola, pois estava perto de Jerusalém, e eles acreditavam que o Reino de Deus apareceria de um momento para o outro. 12 Ele disse: "Um homem nobre foi a um país distante, para receber a investidura real e retornar. 13 Tendo chamado dez de seus servos, deu-lhes dez minas e disse-lhes: "Negociem até que eu volte". 14 anos Mas seus cidadãos o odiaram e enviaram atrás dele uma embaixada que dizia: "Não queremos que essa reine sobre nós". 15 "E aconteceu que, quando voltou, depois de receber a investidura real, mandou chamar os seus servos, a quem dera o dinheiro, para saber o que cada um ganhara. 16 O primeiro se aproximou e disse: "Senhor, a tua mina produziu dez minas". 17 Ele respondeu: "Muito bem, bom servo! já que fostes fiéis no mínimo, tomai o governo de dez cidades." 18 anos O segundo veio e disse: "A tua mina, Senhor, produziu cinco minas." 19 anos Ele lhe disse: "Você também se coloca no comando de cinco cidades". 20 "O outro veio e disse: Senhor, eis a tua mina, que eu guardei sobre um pano; 21Porque eu tinha medo de ti, que és um homem severo; que tomem o que não pudestes e colham o que não semearam." 22 Dizei-lhe: "Pela tua própria boca eu te julgo, teu servo perverso; Você sabia que eu sou um homem severo, que eu pego o que eu não coloquei e colho o que eu não semeei; 23Bem, por que você não colocou meu dinheiro no banco? E assim, quando eu voltasse, eu teria coletado com interesse." 24 anos E disse aos presentes: "Tirai a mina e dai-a àquele que tem as dez minas". 25 Disseram-lhe: "Senhor, tu já tens dez minas." 26- "Eu vos digo, a todo aquele que tiver, será dado; mas daquele que não tem, até o que ele tem será tirado." 27 "Mas os meus inimigos, que não queriam que eu reinasse sobre eles, trazem-nos aqui e matem-nos diante de mim." 28 anos E tendo dito isso, ele marchou em frente até Jerusalém.

— Palavra de Salvação.

— Glória a Ti, Senhor.