quarta-feira, 16 de novembro de 2022

DEPUTADOS PEDEM QUE STF INVESTIGUE EMPRESÁRIOS QUE FINACIARAM ATOS GOLSPISTAS


Da coluna de Guilherme Amado, do Metrópoles

Deputados do PSol pediram que o Supremo Tribunal Federal investigue os empresários apontados pelo Ministério Público Federal como financiadores dos atos golpistas que aconteceram após a derrota de Jair Bolsonaro. O pedido, protocolado nesta segunda-feira (14/11), pede a investigação no âmbito do inquérito das fake news.

No documento enviado ao STF, os deputados baseiam o pedido em casos já revelados pela imprensa de empresários que foram citados em relatórios como financiadores dos atos que paralisaram estradas e pediram intervenção militar.

Os parlamentares pedem também que, após a inclusão do inquérito das fake news, o sigilo telefônico e bancário dos empresários seja quebrado para fins de investigação.

“Todos esses fatos trazidos à baila da presente petição deixam claro que há em curso um amplo e sistemático modelo de financiamento de atos golpistas, somado à profusão de fake news, que tem graves consequências para a democracia brasileira. É fundamental que os poderes constituídos tomem as providências cabíveis para punir os responsáveis pelos atentados contra o Estado Democrático de direito”, diz o documento.

Assinaram o pedido os deputados Ivan Valente, Sâmia Bomfim, Fernanda Melchionna, Glauber Braga, Talíria Petrone, Viviane da Costa Reis e Luiza Erundina.