“Assumo o desafio de conduzir essa primorosa instituição, o Ministério Público de Contas, de forma democrática e independente, buscando contribuir com a sociedade cearense para superação dos problemas mais emergentes.” A declaração foi feita pela nova procuradora-geral do Ministério Público Especial junto ao Tribunal de Contas do Ceará, Leilyanne Brandão Feitosa, que tomou posse na tarde de quarta-feira (9/11), durante Sessão Extraordinária do Pleno, presidida pelo conselheiro Valdomiro Távora.
O colegiado foi composto pelos conselheiros Rholden Queiroz e Ernesto Saboia; e os conselheiros substitutos Itacir Todero e Paulo César de Souza. O então procurador-geral, Júlio Saraiva, representou o Ministério Público de Contas.
Na mesa de honra estavam a procuradora-geral do Estado, Camily Cruz [representando o Governo do Ceará]; o vice-procurador-geral de Justiça, José Maurício Carneiro [representando o Ministério Público do Estado do Ceará]; o defensor público, Victor Matos Montenegro [representando a Defensoria Pública do Estado], e o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Antônio Henrique. O momento foi prestigiado por demais autoridades locais, como Prefeitos, representantes de órgãos e entidades, servidores do Tribunal, jornalistas e demais convidados.
A Banda de Música Major Xavier Torres, da Polícia Militar do Ceará (PMCE), entoou os Hinos Nacional Brasileiro e do Estado do Ceará. O termo de posse foi lavrado pelo secretário de Sessões do Tribunal, Marcelo Gondim Picanço.
O conselheiro Ernesto Saboia saudou a empossada [primeira mulher a assumir essa função no TCE Ceará], destacando ser Leilyanne muito bem preparada, com olhar atento para o lado social, cheia de valores, detentora de uma base familiar e acadêmica de destaque. “Tenho certeza de que vai continuar o excelente trabalho de seus antecessores. Seja feliz e conte comigo”.