quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

CEARÁ PODE RECEBER SUA QUARTA UNIVERSIDADE FEDERAL

O deputado José Guimarães (PT-CE) e o reitor da Universidade Federal do Ceará, Jesualdo Farias, reuniram-se na manhã desta terça-feira (4), em Brasília, para discutir o avanço do programa de expansão do ensino superior no Estado. A meta é garantir quatro universidades federais em território cearense. Além da própria UFC e das recém-criadas Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), a ideia é criar uma nova universidade federal na região Norte do Estado, a partir do campus da UFC em Sobral.
“Estamos levando desenvolvimento ao interior por meio da democratização do conhecimento. É visível o entusiasmo nas cidades que recebem a universidade”, comentou o reitor. Para o deputado, a política de “interiorização do ensino superior e profissionalizante é uma forma combater desequilíbrios históricos e gerar igualdade de oportunidades”.
Entre os planos traçados, estão a implantação de um campus avançado da UFC em Itapipoca e outro da UFCA em Iguatu. “Aos poucos, vamos cobrir o território cearense e oferecer educação pública e de qualidade ao jovens de todo o Estado”, defendeu Guimarães. “O Ceará merece esse investimento. Estamos fazendo um esforço por um projeto mais do que justo”, comentou Farias.
Guimarães e o reitor agendaram uma visita do parlamentar às instalações da UFCA na próxima sexta-feira, dia 7, pela manhã. O parlamentar é um dos responsáveis pelas negociações entre o Ministério da Educação (MEC), UFC e prefeituras da região do Cariri, que culminaram com a criação da universidade.
(Da assessoria do deputado José Guimarães)