segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

IVO GOMES NOMEIA 154 PROFESSORES EFETIVOS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO E ANUNCIA AUMENTO DE 6,81% PARA A CATEGORIA

A Prefeitura de Sobral promoveu, nesta sexta-feira (19/01), a solenidade de nomeação de 154 professores efetivos aprovados em concurso público e a entrega do Prêmio Escola Aprender Melhor, no Centro de Convenções de Sobral. Na ocasião, o prefeito Ivo Gomes anunciou o reajuste salarial de 6,81% dos professores e um novo concurso para professores de todas as áreas e para o cargo de orientador educacional.
O prefeito Ivo Gomes deu as boas-vindas aos novos professores efetivos nomeados e parabenizou as escolas premiadas pelo excelente desempenho no ano letivo de 2016. “Estou muito feliz por estar começando o segundo ano da minha gestão mais uma vez, na contramão do que está acontecendo no Brasil de precarização dos serviços públicos, efetivando professores. Até o fim do segundo ano do meu mandato, quero fazer com que a rede municipal de ensino de Sobral tenha o número suficiente de professores efetivos concursados. Estamos dando posse a 154 professores e, até fevereiro, estaremos anunciando um novo concurso público para professores em todas as áreas. Iremos lançar um edital interno para professores que desejam ampliar definitivamente sua carga horária”, afirmou o prefeito.

O gestor também destacou as ações que vem desenvolvendo na educação de Sobral para torná-la referência internacional, com a aplicação do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), a implementação de novos currículos de Língua Portuguesa e Matemática e elaboração do currículo de Ciência em parceria com a Universidade de Stanford. “Todo esse esforço que estamos fazendo é para preparar a rede municipal de Sobral para o segundo grande salto da educação de Sobral. A rede municipal de Sobral ocupa hoje o primeiro lugar nos indicadores de qualidade da educação do Brasil, mas o Brasil tem uma das piores posições no mundo. Não podemos nos acomodar com ela. Agora vamos perseguir indicadores internacionais de educação”, explicou Ivo Gomes.

Foram nomeados 154 professores, sendo 125 professores da modalidade educação infantil e ensino fundamental inicial, 19 professores de Matemática e 10 professores de Inglês. Os professores passam a compor o quadro efetivo do Sistema Municipal de Ensino de Sobral e assumem as salas de aula no dia 1º de fevereiro, início do ano letivo nas escolas municipais.

RECONHECIMENTO

Na ocasião, o prefeito Ivo Gomes e o secretário da Educação, Herbert Lima, entregaram o Prêmio Escola Aprender Melhor para educadores e escolas municipais, que alcançaram as metas de aprendizagem estabelecidas em 2016. Foram premiadas 17 escolas municipais, 104 educadores, sendo 7 diretoras, 13 coordenadoras pedagógicas, 7 secretárias escolares e 77 professores, que receberam troféus e uma premiação em dinheiro que totaliza R$ 184.500,00.

O secretário da Educação, Herbert Lima, parabenizou as escolas e educadores laureados com o Prêmio Escola Aprender Melhor e frisou o compromisso dos professores nomeados na solenidade.“Vocês assumem a partir de agora responsabilidades e compromisso com a qualificação das rotinas em sala de aula, com a formação continuada, o foco no desenvolvimento cognitivo dos alunos através do acompanhamento do desempenho em sala de aula e através das avaliações”, explicou.

 O Prêmio Escola Aprender Melhor é um reconhecimento pelo esforço dos educadores em favor da aprendizagem dos alunos das escolas da rede municipal de ensino de Sobral. O Prêmio contempla seis categorias e os resultados são aferidos através de Avaliação Externa, feita pelo Município, e pelo Sistema Permanente de Avaliação do Estado do Ceará (Spaece), que avalia itens como: leitura (fluência) e decodificação nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Também participaram da solenidade, o deputado federal Leônidas Cristino; o presidente da Câmara, Paulo Vasconcelos; a vereadora Socorrinha Brasileiro; o chefe de Gabinete, David Duarte; o procurador Geral do Município, Aleandro Linhares; o secretário da Saúde, Gerardo Cristino; o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Inácio Neto; o secretário dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social, Julio Cesar Alexandre; educadores e familiares dos professores nomeados.