sábado, 26 de janeiro de 2019

NOVA DIRETORIA DA APRECE PARA O BIÊNIO 2019-2020 É ELEITA E EMPOSSADA

Prefeitos e prefeitas de diversas regiões cearenses participaram da Assembleia Geral Ordinária da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), realizada, na tarde de sexta-feira (25), para eleger os membros da Diretoria Executiva e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da entidade para o biênio 2019/2020. Eleita por aclamação, a Chapa União pelo Municipalismo foi confirmada para administrar a Aprece pelos próximos dois anos, tendo como novo presidente o prefeito de Cedro, Nilson Diniz.
O evento – que contou com representações do Governo do Estado do Ceará, da Assembleia Legislativa e de diversos órgãos parceiros – foi aberto pelo então presidente da Aprece, Gadyel Gonçalves, que falou sobre as principais ações da entidade nos últimos anos. Após sua fala de boas-vindas, ele ressaltou a relevância do trabalho da Aprece para o desenvolvimento municipal e a importância da união de todos os gestores municipais em torno de uma entidade forte e atuante. Gadyel aproveitou para enaltecer e agradecer a estreita parceria do Governo do Estado com a Aprece, colocando-se sempre aberto ao diálogo e realizando ações e articulações conjuntas.
Durante a Assembleia, o diretor de Relações Institucionais da Aprece, Expedito José do Nascimento, fez uma apresentação sobre as principais ações realizadas pela entidade nos dois últimos anos. Na oportunidade, ele destacou o foco dado pela última gestão da Aprece para a área da capacitação, com a oficialização e o efetivo funcionamento da Escola de Gestão Pública Municipal da Aprece e das Redes Técnicas da entidade. Enumerou e apresentou, com dados e números, os resultados positivos das ações implantadas pela Aprece, a  exemplo da grande economia gerada aos municípios filiados pelo Diário Oficial Eletrônico administrado pela entidade, e dos serviços prestados pela equipe técnica da associação nas mais diversas áreas. Além disso, ressaltou as conquistas municipalistas nacionais encabeçadas pela Aprece, por sua articulação nesses dois anos com a presidência do Senado Federal e por sua força na Confederação Nacional de Municípios (CNM).
O processo eleitoral transcorreu conduzido por comissão presidida pela prefeita de Aratuba, Maria Auxiliadora Batista. Aclamados por unanimidades, os membros da Diretoria Executiva e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da entidade para o biênio 2019/2020 foram imediatamente empossados. Em sua fala após a posse, o novo presidente da Aprece, Nilson Diniz, agradeceu o apoio e a confiança dos prefeitos e prefeitas cearenses que confiaram na sua pessoa para a presidência da Aprece, bem como todos os colegas de chapa que ao seu lado certamente trabalharão com afinco em favor do municipalismo e dos municípios cearenses.
Nilson Dinz falou sobre a crise financeira enfrentada pelos municípios não só do Ceará ou do Nordeste, mas de todo o Brasil. Agora se impõe ao novo Governo Federal uma mudança de postura diante dos municípios e também do Estado. O Ceará é um Estado que ainda tem das melhores situações fiscais do país. “A Aprece tem que abraçar causas importantes, como a insuficiência do Fundeb para a Educação dos municípios, o subfinanciamento da Saúde e de praticamente todos os programas nacionais são subfinanciados”, citou.
O novo presidente da Aprece salientou a importância da parceria entre o Estado e os municípios, a exemplo do que houve na Educação, afirmando que esse tipo de ação tem excelentes resultados e torna o Ceará pioneiro e exemplo nacional. “Vamos sugerir ao Governo algum tipo de trabalho conjunto voltado para estimular o esforço fiscal dos municípios. É preciso ajudar os municípios a ter equilíbrio financeiro, não só como um programa de Governo, mas sim de Estado. Confiamos na possibilidade de trabalho conjunto com o governador Camilo Santana”, adiantou Nilson Diniz.
Conheça, abaixo, os novos dirigentes da Aprece:
Biênio 2019-2020
Diretoria Executiva
Presidente: Franscisco Nilson Alves Diniz (Cedro)
Vice-Presidente: Gadyel Gonçalves de Aguiar Paula (São Benedito)
Secretário- Geral: Maria Irisneile Gadelha Sousa Costa (Alto Santo)
1° Secretário: Josevan Leite de Oliveira (Maurití)
Tesoureiro Geral: Francisco de Castro Menezes Junior (Chorozinho)
1° Tesoureir: Osvaldo Honório Lemos Neto (Reriutaba)
Presidente de Honra: Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra (Fortaleza)
Conselho Fiscal
Titular:  Aline Cavalcante Vieira (Boa Viagem)
Titular:  Ecildo Evangelista Filho (Mombaça)
Titular:  José Webston Nogueira Pinheiro (Solonópole)
Suplente: Carlos Frederico Citó Cesar Rêgo (Tauá)
Suplente: Luiz Claudenilton Pinheiro (Dep. Irapuan Pinheiro)
Suplente: Carlos Sergio Rufino Moreira  (Ipu)
Conselho Deliberativo
Região 01: José Firmo Camurça Neto (Maracanaú)
Região 02: Felipe Carlos Uchoa Sales Ribeiro (Umirim)
Região 03: Carlos Alberto Rocha Bruno (Morrinhos)
Região 04: Amanda Arruda Menezes (Granja)
Região 05: José Jaydson Saraiva de Aguiar (Tianguá)
Região 06: Alex Henrique Alves de Melo (Pacujá)
Região 07: Francisco Cordeiro Moreira (General Sampaio)
Região 08: Roberlandia Ferreira Castelo Branco (Guaramiranga)
Região 09: Valdemar Araújo da Silva Filho (Pindoretama)
Região 10: Raimundo Weber de Araújo (Russas)
Região 11: Joacy Alves dos Santos Junior (Jaguaribara)
Região 12: Marcondes de Holanda Jucá (Choró)
Região 13: Carlisson Emerson Araújo da Assunção (Poranga)
Região 14: Bismarck Barros Bezerra (Piquet Carneiro)
Região 15: José Barreto Couto Neto (Quiterianópolis)
Região 16: Simão Pedro Alves Pequeno  (Orós)
Região 17: José Geraldo dos Santos (Ipaumirim)
Região 18: Francisco Dariomar Rodrigues Soares (Altaneira)
Região 19: João Gregorio Neto (Granjeiro)
Região 20: Francisco Agabio Sampaio Gondim (Penaforte)