sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

CEARÁ SEM DROGAS: CAMPANHA DE MAIOR ABRANGÊNCIA SOCIAL DA ASSEMBLEIA

A campanha Ceará Sem Drogas é a ação de maior envergadura no campo social já desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, nas últimas décadas. Sua continuidade, pela motivação gerada no seio da juventude participante, assim como os resultados colhidos ao longo dos quase cinco anos de efetividade, será de grande proveito para toda sociedade cearense.
Movido por resultados de eventos pontuais patrocinados pela Assembleia Legislativa, sobre o envolvimento dos jovens cearenses no mundo das drogas, assim como o avanço do tráfico no Ceará, o atual presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), decidiu envolver todo o Parlamento estadual na grande campanha de advertência aos jovens estudantes, professores e pais, dos perigos da droga no seio das famílias e da sociedade como um todo.
A escolha do comentarista esportivo, Walter Casagrande, da equipe da TV Globo liderada por Galvão Bueno, para ser o centro dos encontros, foi o coroamento da ideia de execução da campanha Ceará Sem Drogas.  Casagrande é um ex-viciado. Exemplo de superação. Suas palestras nos encontros com jovens cearenses são atraentes. Os seus depoimentos são fortes e sensibilizadores. Ele, hoje, pelo que tem falado da iniciativa da Assembleia, é um dos mais entusiastas da campanha.
Assim, com essa parceria do ex-jogador de futebol e comentarista Walter Casagrande, a campanha promove o diálogo com a população das cidades visitadas e mobiliza, especialmente, jovens e educadores preocupados com a temática cada vez mais presente no cotidiano.
Casagrande compartilha durante os eventos a experiência que teve com diversas drogas, a convivência com a dependência química, as consequências para sua vida pessoal e profissional, assim como o processo de recuperação. O ex-jogador afirmou, em um dos eventos: “o Ceará Sem Drogas faz parte da minha história. Lutamos juntos nesse combate”.
“Há quatro anos, a campanha Ceará Sem Drogas percorre o nosso Estado alertando nossos jovens sobre as más consequências da dependência química. Os frutos da campanha são muito evidentes, seja pelo retorno que recebemos de toda a sociedade civil e dos jovens que participaram das atividades em diversos municípios cearenses, seja pelos resultados alcançados”, enfatiza o deputado Zezinho Albuquerque, em uma das suas avaliações públicas.

A campanha Ceará Sem Drogas, assim,  pauta discussões sobre a prevenção do uso de entorpecentes e formas de enfrentar a dependência química, ressaltando a importância do apoio familiar e de opções de tratamento disponibilizadas pelo Poder Público. Em 2018, a coordenação dos trabalhos da campanha, pela repercussão dos encontros realizados no Interior cearense, recebeu solicitações de lideranças de vários outros municípios interessados em ser incluídos na programação da campanha.
A cada edição, lideranças políticas, gestores públicos, profissionais das áreas de saúde, educação, assistência social e estudantes se reúnem em um momento de abertura e diálogo sobre os malefícios gerados pelos entorpecentes, considerados, também, uma questão de saúde pública, tamanha a quantidade de pessoas, a maioria jovens, necessitando de tratamento médico por conta das consequências do vício.
AL/CE
Atividades
Ao longo dos quatro anos de atividades, repercussões e ações relacionadas à campanha fortaleceram o trabalho de prevenção ao uso de entorpecentes. Entre eles, está o Fundo Estadual de Políticas sobre Álcool e Outras Drogas,  criado com o objetivo de facilitar a captação, o repasse e a aplicação dos recursos destinados às atividades do Sistema Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas.
Ainda no ano de lançamento da campanha, um concurso de redação mobilizou estudantes do ensino médio das escolas públicas do Ceará. Iniciativa da Assembleia e da Secretaria de Educação do Estado, o concurso “Ceará Sem Drogas: uma luta de todos nós” recebeu mais de 41 mil inscrições de 671 escolas públicas e premiou três estudantes.
Uma das edições da campanha Ceará Sem Drogas em 2017 aconteceu no município de Cruz. Para o prefeito da cidade, Jonas Muniz (PSDB), o evento é muito importante e tem um efeito grande, especialmente para a prevenção do uso de entorpecentes. Ele lembra que o diálogo sobre as dificuldades enfrentadas por quem é dependente químico pode alertar muitos jovens. “Sabemos que é uma situação complicada”, afirma o prefeito ao lembrar dos esforços para prover tratamento aos que precisam.
Dentre outros municípios que já foram contemplados com encontros da campanha Ceará Sem Drogas estão:  Aracati, Acaraú, Aquiraz, Brejo Santo, Boa Viagem, Campos Sales, Crateús, Crato, Fortaleza, Horizonte, Limoeiro do Norte, Nova Russas, Ocara, Russas, Sobral, Viçosa do Ceará e  Várzea Alegre.
(Com informações AL Ceará)