quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

DEPUTADOS ELEITOS E ASSESSORES INICIAM CURSO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Novos deputados eleitos e assessores parlamentares participaram, na manhã desta quarta-feira, do  primeiro dia do curso sobre o funcionamento do Poder Legislativo cearense. A formação é uma iniciativa da Diretoria Geral, por meio do Departamento de Recursos Humanos da Assembleia Legislativa, e acontece nesta quarta e quinta-feira, no Complexo de Comissões Técnicas da Casa.
Deputados eleitos e assessores iniciam curso na Assembleia
No primeiro dia de palestras, os novos parlamentares e assessores acompanharam a apresentação da estrutura administrativa da Casa, com explanações sobre o funcionamento do Departamento Legislativo, do Departamento de Informática, Departamento de Recursos Humanos, Departamento Administrativo, Diretoria Adjunto Financeira e das Comissões Técnicas.
Conforme a diretora do Departamento de Recursos Humanos, Maria Elenice Ferreira Lima, o curso tem como objetivo qualificar deputados e assessores para que prestem um bom serviço à sociedade. “O curso é voltado para os novos deputados e também para os deputados reeleitos, para que eles se qualifiquem e conheçam amiúde os sistemas e as facilidades que a Casa proporciona para o desempenho de um mandato com cada vez mais eficiência e com melhor serviço prestado”, ressalta.
Para o deputado eleito Guilherme Landim (PDT), a formação é uma iniciativa fundamental para auxiliar os parlamentares que estão chegando ao Legislativo, além também atualizar os servidores que já trabalham na Casa. “A tecnologia está sendo implantada aqui na Assembleia e é fundamental que os servidores acompanhem essas evoluções. Sinto que a gente fica mais seguro em poder assumir o mandato recebendo essa gama de informações”, enfatiza.
Mesmo com experiência no Legislativo Municipal, o deputado Soldado Noélio (Pros) destaca a importância do curso por agregar novos conhecimentos que auxiliarão no desempenho das atividades dos parlamentares eleitos e reeleitos. “É importante saber como utilizar os equipamentos da Casa, como manifestar o seu voto, como desempenhar cada atividade, mas, acima disso, é importante que cada deputado saiba explicar e levar à população o que tem à disposição dela aqui na Assembleia”, afirma.
O assessor parlamentar Bruno Sousa ressalta a necessidade da formação ofertada como uma forma de qualificar e garantir um bom trabalho desempenhado pelos servidores. “O curso é importante, porque a gente tem a oportunidade de nos capacitar cada vez mais. Nós, assessores, vemos que a Casa se preocupa e, por isso, antecipa uma orientação para que possamos prestar um bom serviço para a Casa e para a sociedade”, avalia.
A programação do curso segue nesta terça-feira (24/01), das 8h às 13h, no Complexo de Comissões Técnicas, com a apresentação da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) e dos veículos de comunicação da Casa Legislativa.