terça-feira, 22 de outubro de 2019

ADERLÂNIA DESTACA OUTUBRO ROSA NA TRIBUNA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA


A deputada Aderlânia Noronha (SD) participou, na manhã desta terça-feira (22), da sessão solene, na Assembleia Legislativa, em comemoração aos 11 Anos do Movimento Outubro Rosa no Brasil. A campanha é voltada à conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama.

_”O câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando, em torno de 25%, todos os tipos de cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59 mil casos novos de câncer de mama em 2019, com risco de 56 casos a cada 100 mil mulheres”,_ informou a parlamentar.

De acordo com a deputada, o câncer, contudo, tem chances altíssimas de cura, caso descoberto em estágios iniciais. _”Para a mama, a cura fica em torno de 90% se o tumor for diagnosticado precocemente”._

A parlamentar aproveitou a ocasião para reivindicar melhor estrutura e suporte às mulheres com o objetivo de reforçar a prevenção.

Projetos

Aderlânia destacou ainda dois projetos, de sua autoria, aprovados pela Assembleia. O primeiro assegura aos servidores e empregados públicos dos órgãos e entidades da administração estadual  o direito a um dia de licença, uma vez por ano, para realização de exames preventivos de câncer de mama, de útero e de próstata.

Já o segundo projeto prevê que a rede de prevenção ao câncer, no âmbito do Sistema Único de Saúde, conte, em caráter complementar, com o apoio, a ser oferecido pelo Estado, de unidades móveis, com vistas a garantir o acesso aos programas de prevenção em todas as regiões do Ceará.