sábado, 26 de outubro de 2019

GOVERNADOR CAMILO SANTANA DETERMINA REFORÇO DE FORÇA-TAREFA PARA PREVENIR CHEGADA DE MANCHA DE ÓLEO NO LITORAL


O Governo do Ceará reuniu, na tarde de sexta-feira (25), no Palácio da Abolição, representantes de várias secretarias estaduais com o objetivo de monitorar manchas de óleo no litoral cearense. Participaram ainda o coordenador da bancada do Ceará no Congresso, deputado Domingos Neto, o tesoureiro geral da Aprece, Francisco Menezes Júnior, além da presidente do Sindfrios, Elisa Gradvohl, e a diretora do Labomar, Maria Ozilea Bezerra de Menezes.
A reunião foi conduzida pelo secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista, que também esteve reunido durante toda a manhã de hoje com o comando da Marinha. Élcio reforça que o trabalho de limpeza de praias e o resgate de animais já está sendo feito há mais de um mês pelo Governo do Ceará, contudo foi percebida a necessidade de dar um passo adiante. “Reunimos todos os órgãos competentes para nos antecipar. Queremos trabalhar a prevenção, intensificar o monitoramento, somar esforços para reduzir o impacto em nossa fauna e flora marítimas”, endossa.
Neste sábado, dia 26, haverá a distribuição de EPI’s (máscaras, luvas e botas) pela Semace, que serão entregues ao Corpo de Bombeiros, Marinha, colônias de pescadores e prefeituras. A prevenção em alto-mar ocorrerá de forma colaborativa entre Corpo de Bombeiros, Marinha, Sindfrios e Labomar. Reforçando o acompanhamento das atividades, a Funceme irá estabelecer metodologia de monitoramento via satélite, com o objetivo de diagnosticar com rapidez possíveis manchas de óleo. A CIPP S/A dará suporte na supervisão dos trabalhos através de contato direto com embarcações, bem como atuará para conter os resíduos que possam comprometer a foz do rio Curu.
Em relação ao monitoramento da faixa de areia, o Corpo de Bombeiros e a Patrulha Ambiental atuarão em sistema de plantão 24h com equipes de pronta-resposta de urgência e emergência, contando com apoio de equipes da Semace, Sema, Detran e Marinha. Helicópteros da Ciopaer reforçarão a força-tarefa com sobrevoos diários nas costas leste e oeste e o Nutec estará encarregado de estruturar periodicamente pesquisas e análises de água, óleo e alimentos. Para intensificar as ações de retirada de óleo nas praias, a Secretaria de Obras Públicas disponibilizará infraestrutura (retroescavadeiras) e patrulha fixas.
Para mais informações sobre aparecimento de óleo nas praias e achado de animais oleados, a população deve acionar os seguintes órgãos:
– 190 (Ciops – Defesa Civil e Emergência)
– 0800.2752233 (Semace)
– 3101.3545 (Batalhão da Polícia Ambiental)