terça-feira, 29 de outubro de 2019

MINISTRO DO STF DIZ QUE BOLSONARO DESCONHECE DOGMA DA SEPARAÇÃO DE PODERES

Decano do Supremo Tribunal Federal, o ministro Celso de Mello deu uma dura resposta ao ser questionado sobre o vídeo postado na segunda-feira (28/10) pelo perfil oficial do presidente Jair Bolsonaro no Twitter, que compara a Corte à uma hiena.
Perguntado pela Folha de S.Paulo, o ministro afirmou que o episódio aponta que o “atrevimento presidencial parece não encontrar limites”.
Para o ministro, comparar o STF à uma hiena é uma atitude absurda e grosseira por “falsamente identificar a Suprema Corte como um de seus opositores”. "Além de caracterizar absoluta falta de “gravitas” e de apropriada estatura presidencial, também constitui a expressão odiosa (e profundamente lamentável) de quem desconhece o dogma da separação de poderes."
Celso ainda lembra que é “imperioso que o Senhor Presidente da República — que não é um “monarca presidencial”, como se o nosso país absurdamente fosse uma selva na qual o leão imperasse com poderes absolutos e ilimitados — saiba que, em uma sociedade civilizada e de perfil democrático, jamais haverá cidadãos livres sem um Poder Judiciário independente”.