terça-feira, 29 de outubro de 2019

ITAPIPOCA TERÁ FACULDADE DE MEDICINA AINDA NESTE ANO

O Centro Universitário Inta (Uninta), instituição de ensino com 20 anos de atuação, venceu a concorrência do plano de interiorização do ensino superior no Brasil. O campus será inaugurado ainda no segundo semestre de 2019, com previsão de processo seletivo para 2020.1. Segundo o Reitor do Uninta, Dr. Oscar Spíndola Rodrigues Junior, "a conquista da concorrência pública, contra centros de ensino de todo o Brasil, valida e reconhece a qualidade de ensino de nossa instituição de ensino superior, apta com méritos ao desafio de implantação de tão fundamental instrumento na cidade de Itapipoca”.

 O município de Itapipoca possui relação de 1,45 médicos (por mil habitantes) ligados ao Sistema Único de Saúde (Sus), segundo dados divulgados em 2017 pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). A proporção é inferior à média estadual e nacional.
Ao ocupar sétimo lugar entre os municípios mais populosos do Ceará, a cidade exige uma demanda maior de profissionais na atenção básica, rede de urgência, emergência, assistência hospitalar especializada e domiciliar.

Com o corpo docente formado por mestres e doutores, a primeira graduação privada em Medicina de Itapipoca terá carga horária de 8.100 horas, distribuídas em 12 semestres de tempo integral.