segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

COTADA PARA A EDUCAÇÃO, IZOLDA CELA É CHAMDA DE "MINISTRA" POR PLATÉIA EM EVENTO DA LEMANN


A governadora do Ceará, Izolda Cela, cotada para ser ministra da Educação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi ovacionada por uma plateia de educadores e gestores em encontro anual da Fundação Lemann na sexta-feira, 2. “Ministra”, gritou o público ao ouvir o nome de Izolda, que participou de uma mesa intitulada “Construindo o Brasil com a potência da nossa gente”.

O diretor executivo da Fundação Lemann, Denis Mizne, ao apresentar Izolda, disse que “o Ceará é a Cingapura brasileira”. Ele fazia referência à palestra anterior no mesmo evento em que o ministro da Educação de Cingapura, Vivian Balakrishnan, falou dos investimentos na área, que levaram o país nos últimos anos a ser um dos grandes exemplos de políticas públicas educacionais do mundo. O Ceará também é reconhecido como referência no Brasil, especialmente na área de alfabetização, após décadas de políticas de priorização da aprendizagem dos alunos.

O nome de Izolda é defendido amplamente por especialistas, em especial os que fazem parte de organizações da sociedade civil que apoiam a educação, como a Lemann. Seu nome foi um dos primeiros a surgir para Educação e continua forte entre os integrantes da grupo da transição, segundo o Estadão apurou.