segunda-feira, 16 de maio de 2016

COMITÊ PELA PREVENÇÃO DE HOMICÍDIOS REALIZA AUDIÊNCIA EM SOBRAL NESTA TERÇA

O Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência da Assembleia Legislativa realiza, nesta terça-feira (17/05), audiência pública no município de Sobral. O evento acontece a partir das 18h, no Centro Educacional Prefeito José Euclides Ferreira Gomes Jr, na rua Humberto Lopes s/n.
Apesar dos avanços nas áreas sociais, em especial na educação, Sobral apresenta índices preocupantes de homicídios na adolescência. Dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará referentes a 2015 revelam que a taxa de homicídios na faixa de 10 a 19 anos foi de 74,98 para cada grupo de 100 mil, bem acima da taxa total de homicídios, que ficou em 49,81 (para cada 100 mil). Para a Organização Mundial da Saúde, uma taxa acima de 10 homicídios para cada 100 mil já é considerada epidemia.
Essa é a nona reunião do Comitê em cidades cearenses para ouvir a população sobre a violência e as formas de prevenir a violência nos municípios.  Além de debates em Fortaleza, o Colegiado já visitou as cidades de Maracanaú, Caucaia e Juazeiro do Norte.
Nas audiências já realizadas, a população apresentou diversas proposições nas áreas da educação, cultura, esporte, lazer e assistência social, apontando caminhos que poderiam afastar crianças e adolescentes da violência letal, como escolas abertas nos fins de semana e professores capacitados para mediar conflitos - o que poderia evitar o abandono escolar -, entre outras medidas. As propostas sugeridas nas audiências, juntamente com o resultado da pesquisa de campo (feitas com as famílias de adolescentes assassinados e com adolescentes que cometeram homicídios e que cumprem medida socioeducativa) e as considerações resultantes de seminários temáticos irão compor o relatório do Colegiado, que será entregue a gestores, sociedade civil organizada e a todas as instâncias responsáveis.
O Comitê, que é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Ceará, em parceria com o Governo do Estado do Ceará e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), visa elaborar propostas de políticas públicas que apontem para a prevenção e a redução de homicídios cometidos por adolescentes e contra adolescentes no Ceará. O presidente do Colegiado é o deputado Ivo Gomes (PDT) e o relator, o deputado Renato Roseno (Psol).