terça-feira, 24 de maio de 2016

AL/CE: ESPAÇO DO POVO É REINAUGURADO NA CELEBRAÇÃO DOS SEUS 20 ANOS

A Assembleia Legislativa celebrou, na manhã desta terça-feira (24/05), os 20 anos do Espaço do Povo com uma cerimônia de reinauguração de suas instalações. Durante o evento, foram homenageados os coordenadores do espaço, Juvenal do Vale e Marlene Ribeiro; o usuário Régis Monteiro, assíduo utilizador do serviço; e o ex-governador Cid Gomes, que inaugurou o espaço quando era presidente da Casa e foi representado pelo deputado ferreira Aragão (PDT).
O deputado Sérgio Aguiar (PDT), primeiro secretário da Casa, ressaltou a importância de um equipamento como o Espaço do Povo na Assembleia Legislativa, para facilitar o acesso da população a serviços essenciais como impressão de documentos e  internet.
O secretário estadual de Relações Institucionais, Nelson Martins, que representava o governador Camilo Santana, parabenizou os deputados da Casa pela iniciativa. “A AL é o poder, entre todos do Brasil, mais transparente, democrático e participativo. O maior exemplo é o Espaço do Povo, que a cada ano que passa vem se ampliando com pessoas preparadas e competentes”, destacou.
Já o deputado Ferreira Aragão, que falou em nome do ex-deputado Cid Gomes, disse que estava na Casa há 20 anos e viu nascer o Espaço do Povo na gestão de Cid Gomes como presidente da Assembleia. O parlamentar destacou a trajetória política de Cid Gomes como ex- parlamentar, ex-prefeito de Sobral, ex-governador do Estado e ex-ministro da Educação.
O Espaço do Povo é vinculado à Diretoria Operacional Adjunta. Segundo a diretora adjunta operacional, Silvia Correia, o ex-governador Cid Gomes teve uma visão avançada ao criar o espaço, já que na época ainda  não haviam muitas discussões sobre transparência e acesso à informação. “O que temos buscado com essa reinauguração, é fazer, em todas as áreas da Diretoria Operacional, uma melhoria contínua das pessoas e dos processos”, afirmou.
Juvenal do Vale, um dos coordenadores do equipamento, disse que "Espaço do Povo, como o próprio nome já diz, é feito para o povo”. A estrutura recebe, das 7h30 às 17h, uma média de 35 pessoas por dia, entre estudantes, professores e cidadãos de todas as classes sociais que têm acesso aos computadores com internet e a impressão de documentos.
Régis Monteiro, cidadão homenageado como um dos usuários mais assíduos do espaço, afirmou que frequenta o local quase diariamente há 10 anos. “Faço sempre minhas pesquisas, meus trabalhos, imprimo documentos, bato um papo com o pessoal e sou sempre muito bem acolhido”, ressaltou.
Também prestigiaram o evento, o chefe de gabinete do presidente Zezinho Albuquerque (PDT), Roberto Mendonça; e o presidente da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa (Assalce), Luís Edson.
O espaço, que fica no hall de entrada da avenida Desembargador Moreira, é aberto ao público e conta com 12 novos computadores disponíveis para a população.