quarta-feira, 12 de abril de 2017

CEARÁ É O PRIMEIRO A IMPLANTAR MEDICAMENTOS PRÉ-HOSPITALAR PARA VÍTIMAS DE INFARTO

170411 TRAMBOLITICO MVS4640As vítimas de infarto agudo do miocárdio no Ceará receberão atendimento público que aumenta as chances de sobrevivência e recuperação sem sequelas. Trata-se do medicamento trombolítico pré-hospitalar, ofertado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). O governador Camilo Santana participou na terça-feira (11), na sede do SAMU, no Eusébio, da solenidade de implantação do medicamento, inédito em âmbito estadual. 

Antes disponível em projeto-piloto em dez Unidades de Suporte Avançado (UTIs Móveis), o trombolítico alcançará agora 20 UTIs Móveis que dão cobertura aos 129 municípios contemplados por atividades do SAMU. Foram treinados 300 profissionais da saúde para realização do procedimento, envolvendo 40 médicos. A expectativa é de que a incorporação do trombolítico reduza em 17% o número de óbitos por infarto.

Camilo Santana ressaltou que, ao longo de 2016, muitos dos casos de atendimento do SAMU foram em decorrência de problemas cardiovasculares. Segundo a Secretaria da Saúde, no ano passado, os casos de infarto agudo do miocárdio atendidos no Ceará chegaram a 3.949, 7,65% do total de atendimentos do SAMU nos 12 meses (51.573). Portanto, para o Governo do Ceará, essa é uma medida muito importante no sentido de garantir uma identificação mais precoce do problema, um trabalho preventivo mais eficiente, e assim a rede pública estadual salvar maior número de vidas e evitar sequelas em pacientes cearenses.

170411_170411_TRAMBOLITICO_CG8715.jpg"Doenças cardiovasculares são as que mais matam no Ceará e que mais exigem internamento hospitalar. Se não houver uma identificação e atendimento mais rápidos, por vezes deixa muitas sequelas nos pacientes. O que buscamos é garantir um trabalho mais rápido e eficiente no socorro, através do SAMU, com a aplicação do trombolítico a partir de recomendação médica e prognóstico identificado dentro da própria ambulância. Isso vai salvar mais vidas. E o Ceará traz também este marco de ser o primeiro do País, em nível estadual, a implantar a ação", afirmou o governador.