terça-feira, 18 de abril de 2017

GOVERNO DO CEARÁ INICIA VALIDAÇÃO DE INSCRIÇÃO DE 150 SURDOS NO PROGRAMA CNH POPULAR


O Governo do Ceará iniciou, na segunda-feira (17), o processo de validação das inscrições de 150 surdos que se candidataram à seleção do programa CNH Popular. A ação é realizada em parceria com a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para os Idosos e as Pessoas com Deficiência do Gabinete do Governador, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ceará (Cedef-CE).

As pessoas com deficiência auditiva, que se inscreveram em pré-cadastro, participaram, nesta segunda-feira, da validação dos documentos no Detran. Os beneficiados participarão de próxima etapa do programa nos dias 16 e 17 de maio, quando farão os exames iniciais, como acuidade visual, medição de pressão e condições físicas, e farão a biometria, que é a captura da imagem do rosto e da digital dos 10 dedos das mãos.

O superintendente do Detran, Igor Ponte, destacou a importância do acolhimento dos surdos no processo de seleção no programa Carteira de Motorista Popular. Ele afirmou que o Detran dará sequência ao seu trabalho social, que possibilitou a mais de 120 mil pessoas estarem com a sua carteira de motorista, após aprovação em todo o processo de habilitação para dirigir veículos, sem nenhum custo, por ser financiado integralmente pelo Governo do Ceará, por meio do programa Carteira de Motorista Popular.

Nas etapas posteriores, eles assistirão às aulas de legislação nas autoescolas, com 45 horas/aula de carga horária; farão o exame teórico, com acesso a vídeo, com tradutor de libras, a língua brasileira de sinais, para depois digitar a alternativa da resposta; e terão aulas de prática de direção, com 20 horas/aula, para quem se candidatou para obter a carteira categoria A, para conduzir motocicleta, e 25 horas/aula para quem se candidatou a carteira a categoria B, para dirigi carro; e, finalmente, o exame prático.