quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

GOVERNO DO CEARÁ INICIA CAPACITAÇÃO DE 660 NOVOS POLICIAIS CIVIS

O evento que marca o início do período de formação da segunda turma de aprovados no concurso da Polícia Civil não seguiu protocolos. Realizada no Ginásio da Parangaba na terça-feira (16), a solenidade, que contou com a participação de 660 candidatos, teve repertório comandado por quatro alunos da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), instituição que capacita os novos agentes para a segurança pública estadual. Com os colegas no palco, outros alunos se empolgaram e até arriscaram no forró pé-de-serra antes da abertura do evento.
O governador Camilo Santana, inclusive, parabenizou os futuros 388 inspetores, 216 escrivães e 56 delegados pela comemoração. Ele disse que essa animação é legítima em um Estado que está contratando e empossando mais servidores – ação que vai na contramão do que se vê pelos outros estados brasileiros. “Temos a meta de fortalecer o sistema de segurança do Ceará. Vamos fortalecer, principalmente, na área de investigação de drogas, homicídios. E vamos direcionar mais agentes para delegacias 24 horas”, afirmou. “Serão gastos, anualmente, com esta turma, valor da ordem de R$ 50 milhões para manter a qualidade do trabalho de vocês”, disse para os alunos.
Também de acordo com o chefe do Executivo, mais armamentos e viaturas, além de instalação de videomonitoramento nos municípios cearenses com mais de 50 mil habitantes potencializarão o trabalho do policiamento investigativo no Estado. “Vamos fazer da Polícia Civil uma das melhores do País”, assegurou o gestor.
A turma que agora inicia a formação na Aesp/CE pertence ao concurso público de 2015, primeiro ano da gestão de Camilo Santana, e tem previsão para conclusão do curso no próximo dia 9 de maio. Com a primeira turma formada, ao longo de 2016, os 650 policiais nomeados aumentaram o efetivo da Polícia Civil em 25,6%. O acréscimo possibilitou a abertura de 14 delegacias em regime de 24 horas e outras sete da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), além da criação da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas (Draco), entre outras ações.