terça-feira, 13 de junho de 2023

COM QUASE 7 MIL PROCESSOS EM PAUTA, TJCE ABRE I SEMANA ESTADUAL DE CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO

A I Semana Estadual de Conciliação e Mediação do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) teve início na manhã de segunda-feira (12/06). Para os cinco dias, foram pautados 6.915 processos nas unidades do Judiciárias da Capital e Interior do Estado. Clique AQUI para ver vídeo sobre conciliação e mediação.


No evento de abertura, realizado no Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), em Fortaleza, a supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJCE, desembargadora Vanja Fontenele Pontes, defendeu o acordo como medida mais adequada para resolver alguns tipos de ações judiciais. “As demandas não deixarão de existir, mas muitas delas podem ser solucionadas pela conciliação e mediação. O maior objetivo e benefício desta Semana é transcender, empoderar e divulgar a ideia da conciliação e da mediação. Nós estamos construindo um futuro para que este futuro tenha a possibilidade de as pessoas, sozinhas, resolverem os seus problemas, com o Judiciário sendo chamado apenas para aquilo que realmente haja necessidade.”

A magistrada ressaltou o empenho de servidores, magistrados e demais operadores do Direito para realizar a Semana da Conciliação do Ceará. “Há um esforço muito grande por trás disso. As pessoas fazem um trabalho que não aparece. Elas se esforçam tanto para promover mudanças na forma de resolver os conflitos.”

Com participação virtual, o juiz Wyrllenson Flávio Barbosa Soares, juiz coordenador da 6ª Região, disse que as Comarcas da Região de Sobral, Serra da Ibiapaba e litoral norte fazem esforço concentrado. “Em Sobral, são quatro salas. Duas salas do Cejusc [Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania] e duas das Varas de Família. Também estamos imbuídos na missão de fortalecer os métodos consensuais de solução de conflitos.”