quarta-feira, 14 de junho de 2023

EX-BISPO DE SOBRAL JÁ TEM SUCESSOR ESCOLHIDO PELO PAPA FRANCISCO


atual bispo de Garanhuns, Dom Paulo Jackson, foi nomeado o novo arcebispo de Recife e Olinda pelo Papa Francisco, hoje. Ele assume, em 13 de agosto, o posto ocupado durante 14 anos por Dom Fernando Saburido, que renunciou ao cargo em junho do ano passado, aos 75 anos, conforme determina a legislação canônica.

Em seu perfil nas redes sociais, Saburido expressou sua alegria com a escolha do nome do Dom Paulo Jackson. “Uma pessoa que conhece profundamente todo o nosso regional Nordeste 2 e pode dar uma grande contribuição para a nossa igreja de Olinda e Recife. Eu quero dar em nome de toda a nossa arquidiocese, as boas-vindas ao Dom Paulo. Que ele se sinta muito feliz entre nós. Que Deus abençoe muito a sua nova missão”.


Bispo de Sobral (2005 - 2009)

Dom Fernando Saburido foi Bispo Diocesano de Sobral entre 2005 e 2009, nomeado  pelo Papa Bento XVI, e atuou como secretário do Regional Nordeste 1 da CNBB e Presidente da Comissão Regional para a Vida e Família do Regional. Em Sobral Dom Fernando fez importantes trabalhos pastorais, onde se destaca a iniciativa de implantar as "Comissões Episcopais Pastorais" da CNBB, além da fundação da Fazenda da Esperança, que trabalha na recuperação de jovens com dependência química.

Criou várias paróquias, ordenou diversos padres, construiu o Seminário Imaculada Conceição de Sobral em Fortaleza/CE e instalou o Eremitério Carmelitano .