quarta-feira, 21 de junho de 2023

LULA JUSTOU O PALÁCIO: ALERTOU OS INGÊNUOS E MANDOU OS ARROGANTES BAIXAREM A BOLA


BRA247- Antes de embarcar para a mais recente viagem à Europa, na última segunda-feira, um Lula que parecia pleno no exercício da Presidência da República deu ótima entrevista a Marcos Uchoa, da EBC. Era a 2ª edição do podcast presidencial, um programa que vem a calhar no ecossistema de informações públicas à guisa de tanta recalcitrância na cambaleante mídia tradicional em reconhecer os evidentes sinais da retomada brasileira - tanto na economia quanto nos programas de resgate social e na cena geopolítica internacional. Na conversa muito bem conduzida por Uchoa, Luiz Inácio Lula da Silva dava por encerrado o ciclo de estranhamentos internos de integrantes de sua equipe ministerial. Ele andava alarmado com os alertas dando conta de um surto de ingenuidade e arrogância que travava o deslanche de seu Governo.

Pode-se dizer que o presidente agiu como um técnico de basquete ou de vôlei que pede um tempo no decorrer da partida para ajustar o time e fazê-lo contornar situações de jogo que poderiam levar à derrota. Prefiro crer em minha convicção: Lula agiu como o estadista que é e como o torneiro mecânico que nunca deixou de ser ao pôr sua turma no torniquete, ajustar parafusos e porcas, calibrar as molas para funcionem a contentos os sistemas internos de freios e contrapesos e relembrou a cada um dos ministros que eles integram um Governo de transição destinado a repor o País num trilho por onde se trafega pela faixa do centro, à esquerda. 

O exemplo da área econômica - e não só o do ministro Fernando Haddad, da Fazenda, mas, também, do Planejamento de Simone Tebet, da Gestão de Esther Dweck e até do Desenvolvimento do vice Geraldo Alckmin - foi usado à farta. Haddad e Alckmin deram as mãos, desde a campanha de 2022, encarnaram a personagem de engrenagens de um mecanismo muito maior do que eles, ampliaram as conexões para a companheiras Tebet e Dweck e têm construído, em equipe, vitórias razoavelmente tranquilas no Congresso e no ambiente hostil do mercado financeiro.