sexta-feira, 7 de maio de 2021

COLABORADORES DO HOSPITAL DO CORAÇÃO DE SOBRAL PARTICIPAM DE AÇÕES SOBRE O DIA MUNDIAL DE HIGIENE DAS MÃOS

Em alusão ao Dia Mundial de Higiene das Mãos – celebrado no dia 5 de maio, o Hospital do Coração de Sobral por meio da Comissão de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (CCIRAS) realizou, de 3 a 5 de maio, ações com o objetivo de conscientizar os colaboradores sobre a técnica correta de higienização das mãos, enfatizar os 5 momentos preconizados pela Organização Mundial da Saúde e estimular o uso do álcool gel 70%.

A data proporcionou momentos de discussão in loco sobre a temática, a divulgação do poema “Higiene das Mãos: Um epitáfio” e uma atividade dinâmica com os colaboradores – um jogo de tabuleiro, no qual conforme o dado é lançado, o jogador percorre o tabuleiro, passando por desafios e pegadinhas. A ideia é promover a conscientização, trazendo ao colaborador do hospital a oportunidade de refletir sobre suas ações de higienização de mãos e cuidados com o paciente.

O intuito da ação foi sensibilizar todos os profissionais que atuam na unidade. “Quando se fala sobre a higienização das mãos, os profissionais atrelam essa ação como responsabilidade da equipe assistencial, mas é necessário desmistificar essa ideia. Todos os profissionais têm essa responsabilidade: copa, cozinha, higienização, manutenção e outras áreas do hospital”, explicou o enfermeiro coordenador da CCIRAS, Joaquim Ismael de Sousa Teixeira.