quinta-feira, 6 de abril de 2017

EXCELÊNCIA DO CURSO DE MEDICINA DA UFC SOBRAL É DESTACADO POR LEÔNIDAS CRISTINO NA CÂMARA FEDERAL

Apenas 16 anos depois de criado, em abril de 2001, o Curso de Medicina de Sobral da Universidade Federal do Ceará (UFC) conquistou uma das melhores médias do País na Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem).

Sobral obteve média 104,7 e o Ceará 104,2 – a maior entre os estados no País, conforme a avaliação de 2016, divulgada este mês pelo Inep.

É uma conquista da excelência dos alunos, quadro docente e, muito especialmente, do Professor Doutor Gerardo Cristino Filho, neurocirurgião. Atualmente secretário da Saúde de Sobral, o Professor Gerardo Cristino Filho foi o primeiro coordenador da Faculdade de Medicina da UFC em Sobral, função que exerceu durante 14 anos e cujo trabalho e dedicação foram decisivos para a qualificação do ensino médico e consolidação do curso ao qual devota a sua docência.

Estão de parabéns pelo reconhecimento externo da qualidade do ensino da Medicina a equipe acadêmica, os servidores, o pioneiro e o presente coordenador do curso, Professor Doutor Juvenal Linhares e o atual diretor do Campus, Professor Doutor Vicente de Paulo Teixeira Pinto.

O campus da UFC foi instalado em outubro de 2006 com os cursos de Medicina, Odontologia, Psicologia, Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Ciências Econômicas, aos quais se acrescentaram os cursos de Finanças e Música.

Esse sonho começou a tornar-se realidade na gestão do prefeito Cid Gomes, a quem sucedi para continuar o trabalho que tantos benefícios tem trazido para Sobral, a região Norte e todo Ceará. Quando prefeito do município, liderei mobilização suprapartidária pela implantação do Campus da UFC em Sobral, com apoio da sociedade regional.

O então ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, liderou o processo em Brasília junto ao ministro da Educação do governo do presidente Lula, quando o campus foi implantado. Na minha gestão, a prefeitura de Sobral construiu, e entregou em 2007, o Edifício Central da Faculdade de Medicina, que abriga Auditório, Biblioteca, Administração, Coordenação e Centro Acadêmico e doou área de 20 hectares em local nobre da cidade para futuras expansões do Campus da UFC.

A definição institucional do campus em Sobral, do projeto à construção, contou com a resoluta colaboração dos reitores Roberto Cláudio Frota Bezerra, René Barreira e Ícaro Moreira e o empenho destacado do então diretor da Faculdade de Medicina, Henry Campos, hoje reitor da UFC.

Minhas mais entusiastas homenagens e congratulações a todos que fazem o curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará em Sobral.
Muito Obrigado!

Leônidas Cristino
Deputado Federal (PDT -CE)