quinta-feira, 6 de abril de 2017

ZEZINHO ALBUQUERQUE ANUNCIA AGENDA DA CAMPANHA CEARÁ SEM DROGAS

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), anunciou, nesta quinta-feira (06/04), que os municípios de Aracati e Cruz poderão ser as duas próximas cidades contempladas, em abril, com a campanha Ceará sem Drogas.
O parlamentar, que participou do programa Narcélio Limaverde da rádio FM Assembleia (96,7MHz), também fez uma avaliação da passagem da Campanha Ceará sem Drogas pelos municípios de Sobral e Horizonte, em março, que reuniu cerca de quatro mil jovens no total. Zezinho Albuquerque  destacou a parceria da Assembleia Legislativa com o comentarista esportivo Walter Casagrande, ex-dependente químico.
Nas visitas aos municípios, o ex-jogador da Seleção Brasileira dá seu testemunho de vida e tira dúvidas dos jovens. “Eles escutam uma pessoa que passou por todos os problemas que os dependentes químicos. Não é fácil. Quem tem um dependente químico em casa, na família, sabe o sofrimento que é”, disse.
Zezinho Albuquerque comentou ainda sobre outra iniciativa da Assembleia, o Comitê de Prevenção de Homicídios na Adolescência, lançado em dezembro de 2016. “Esse comitê vai continuar permanente. Nós vamos ficar com quatro técnicos mantendo contato com os municípios”, anunciou. Conforme adiantou, no dia 3 de maio será entregue a todos os municípios relatório final do comitê. 
Conforme o deputado,  80% dos adolescentes entram no mundo das drogas por curiosidade, associando o consumo da substância com a criminalidade. “A maioria dos que cometem assassinatos são dependentes. A dependência química é um problema de saúde e, para isso, precisamos cada vez mais de educação”, defendeu. “Nós temos que tirar esses jovens adolescentes das drogas e precisamos de escola em tempo integral e emprego”, avaliou.
O parlamentar sugeriu que, diante da importância do assunto, é preciso que o projeto seja levado adiante por outras gestões na Casa. “Precisa continuar não só nessa Presidência, mas em outras que virão, porque é um projeto importante para o povo cearense”, disse.
O parlamentar lembrou da sanção, pelo ex-governador Cid Gomes, em 2014, da lei que criou o Fundo Especial de Combate às Drogas a partir de iniciativa da Assembleia. O compromisso, segundo ele, foi mantido pela atual gestão de Camilo Santana ao criar a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas. “Temos leitos hoje para aqueles que querem se tratar”, frisou.
Zezinho também registrou a inauguraçãoo, na última terça-feira (04/04), da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), celebrando o início oficial de operação. Ele afirmou que a iniciativa, iniciada gestão de Cid Gomes (2007), vai mudar o perfil do estado do Ceará. “É um projeto lindíssimo”, disse, ressaltando a contribuição que a Assembleia deu ao aprovar matérias relacionadas ao processo de instalação da siderúrgica.