sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

CARIRÉ ENTRE AS CIDADES CEARENSES QUE TERÃO PLANO DE DESENVOLVIMENTO

Em parceria com o Governo do Estado do Ceará, as prefeituras das regiões metropolitanas  de Fortaleza, Sobral e Cariri, formarão grupos para elaborar planos de desenvolvimento urbano dos municípios. Em Cariré, região metropolitana de Sobral, o planejamento trará crescimento econômico e melhorias para a vida da população.

O prefeito Elmo Aguiar, PDT, avalia de forma positiva a ação. “A criação do plano, juntamente com o empenho em realizá-lo, vai proporcionar um avanço considerável em diversos setores. Afinal, uma região bem planejada, resultado da ação de políticas públicas, possibilita vantagens a todos”, ressalta o gestor.

A expectativa é que o plano fique pronto em 2021, com ele, preocupações como: moradia, emprego, acessibilidade e segurança, que são pontos constantemente debatidos, serão planejadas de acordo com a infraestrutura de Cariré. Além disso, será possível ter mais controle sob questões futuras, antecipando, ao invés de precisar reagir a elas.


A criação dos planos é uma exigência do Estatuto da Metrópole (Lei Federal n° 13.089/2015). O objetivo é permitir o envolvimento do poder executivo estadual, municipal, participação da sociedade civil organizada e diversos setores, instituindo um modelo de governança metropolitano.