domingo, 14 de janeiro de 2018

ORLA DA PRAIA DE IRACEMA VIRA CORREDOR DA FOLIA NO 1º SÁBADO DE PRÉ-CARNAVAL

Público e bloco na Praia de Iracema
A orla da Praia de Iracema finalmente fez-se palco. Recebeu uma Fortaleza ansiosa para a brincadeira e abraçou os foliões que se entregaram à alegria durante a festa de ontem. No primeiro fim de semana do calendário oficial do Pré-Carnaval da Capital, o desfile dos blocos de rua na região fez crianças, jovens e idosos seguirem o samba. 
“A gente passa o ano todo esperando o Pré-Carnaval. Quando chega, é arrepio, coração batendo forte, emoção, choro, tudo de bom”, definiu Carol Teixeira, gestora operacional e membro da bateria do bloco Unidos da Cachorra.
Há oito anos tocando em baterias, ela comemora o aumento do número de mulheres na percussão. “São, em média, 200 ritmistas. Eu não tenho um número exato, mas tá mais ou menos metade metade. Uma quantidade equilibrada”, avalia.
O Bloco Baqueta se apresentou no palco no Aterrinho


“Carnavalescos ao extremo” — como se definem — os integrantes da família Pamplona estão sempre unidos durante o Pré-Carnaval e o Carnaval. Irmãos, primos, cunhados fazem o “próprio bloquinho”, com aproximadamente dez familiares. Deixando para trás a tradição de curtir o Carnaval em cidades litorâneas do interior do Estado, neste ano a turma planeja ficar em Fortaleza. “A gente pretende ficar aqui porque tá muito bom, melhorou muito a segurança e a animação”, define Afrânio Pamplona, 71. 
“Consegui me reunir com meus amigos para curtir as músicas que a gente gosta. Gosto de me fantasiar, chamar a atenção, mostrar que é Carnaval mesmo e curtir”, dialogou Larissa Rodrigues, fantasiada de enfermeira. 
Atrações 
O desfile contou ainda com o Afoxé Oxum Odolá, o Bloco Camaleões do Vila, o Bloco Baqueta e o Bloco Bonde Batuque. As atrações partiram da avenida Historiador Raimundo Girão (em frente ao Ideal Clube) e seguiram até o palco montado no Aterrinho. E continuará assim nos próximos sábados de Pré.
(Opovo Online)