quinta-feira, 21 de outubro de 2021

PARIDADE DE GÊNERO MODIFICA CENÁRIO DAS ELEIÇÕES DA OAB


Os efeitos da aprovação da paridade de gêneros para registro de chapa nas eleições da OAB em dezembro do ano passado já podem ser sentidos no pleito deste ano. Conforme o novo regramento, as chapas só serão registradas se alcançarem a cota de 50% de mulheres, tanto para titulares como para suplentes. Até o momento, 26 advogadas se apresentaram como candidatas à presidência de seccionais. As informações são do perfil "Paridade de verdade".

Uma das candidatas é a autora da proposta, Valentina Jungmann, que disputa a cadeira da presidência da OAB-GO. Em entrevista à ConJur, em janeiro deste ano, a advogada afirmou que a aprovação da paridade de gêneros e da equidade racial para registro na chapa iria fazer com que a entidade ganhasse mais legitimidade para participar ativamente no debate nacional.

Outra advogada que disputa o comando de uma seccional é a advogada Maria Cristina Santiago que inscreveu a chapa "Por você. Pela OAB" na última sexta-feira (16/10), data em que a OAB-PB completou 90 anos de existência.

A OAB-BA terá pela primeira vez duas mulheres disputando a presidência da entidade com as candidaturas das advogadas Ana Patrícia Dantas Leão e Daniela Borges.

Dora Cavalcanti e Lazara Carvalho lideram a primeira chapa 100% feminina a disputar a presidência da OAB de São Paulo. Além delas, a advogada Patrícia Vanzolini também disputa o comando da maior seccional da Ordem do país.