quinta-feira, 28 de outubro de 2021

HIDROGÊNIO VERDE: EM ROTERDÃ, GOVERNO DO CEARÁ ASSINA MEMORANDO QUE PREVÊ INVESTIMENTO DE 2 BILHÕES DE DÓLARES

 


Acordo é o 11º assinado pelo governador Camilo Santana nos últimos meses para produção de Hidrogênio Verde no estado

O governador Camilo Santana assinou na quarta-feira (27), em Roterdã, na Holanda, o 11o memorando de entendimento para produção de hidrogênio verde no Complexo do Pecém, no Ceará. O protocolo, que prevê investimentos de 2 bilhões de dólares nos próximos anos, foi firmado com o consórcio Transhydrogen Alliance, formado pelas empresas Proton Ventures, Trammo, Global Energy Storage e VARO.

O objetivo do projeto é produzir pelo menos 500.000 toneladas de hidrogênio verde por ano, que equivalem a cerca de 2,5 milhões de toneladas de amônia verde, e exportar para a Europa pelos portos do Pecém e de Roterdã, que são parceiros comerciais.


“Esse é um momento muito importante da nossa missão aqui na Europa. Cada uma dessas empresas tem expertise em uma determinada área (produção de H2V e amônia verde, logística, armazenamento, transporte). A partir de agora serão iniciadas as fases de estudo para implementação do projeto. O consórcio enxerga o Ceará com grande potencial para produção de energia sustentável”, disse o governador Camilo Santana, que estava acompanhado dos secretários da Casa Civil, Chagas Vieira; e do Desenvolvimento Econômico, Maia Júnior.

O presidente da Proton Ventures e do consórcio Transhydrogen Alliance, Hans Vrijenhoef, comemorou a assinatura do acordo de cooperação com o estado. “Estou muito feliz de estar aqui assinando esse acordo com o Ceará. Eu realmente espero que tenhamos muito sucesso no projeto. Essa é uma fase muito importante na questão de colocar soluções de energia verde para o mundo inteiro”, afirmou Hans Vrijenhoef, que deverá visitar o estado em breve para conhecer acompanhar a primeira fase do projeto.

“Esse é mais um passo que o Ceará dá na produção de Hidrogênio Verde. Sabemos do potencial enorme que o estado tem para viabilizar toda essa produção”, citou o secretário Maia Júnior.

Hidrogênio Verde

O HUB de Hidrogênio Verde do Ceará, instalado no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, foi lançado neste ano em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Federação das Indústrias do Ceará (Fiec). A ideia é buscar reduzir a emissão de poluentes com novos investimentos e ampliar as oportunidades de negócios e geração de empregos no Ceará, para assim impulsionar a economia do Estado. O hidrogênio verde (H2V) é produzido através de fontes renováveis e é atualmente considerado o pilar da transformação.


Até o momento já foram assinados 11 memorandos de entendimentos com empresas nacionais e internacionais para implantação de projetos no HUB de Hidrogênio Verde do Estado. “Esse é um passo importante para a descarbonização do mundo. Estamos em uma grande força-tarefa para transformar o Ceará em um HUB de Hidrogênio Verde, que é o combustível do Futuro. O mundo inteiro procura alternativas para reduzir a emissão de poluentes. Além disso iremos mudar a realidade socioeconômica do Ceará com novas oportunidades de emprego e renda para os cearenses”, concluiu o governador Camilo Santana.

Agenda

O governador Camilo Santana tem participado nesta semana, no exterior, de uma série de reuniões e assinatura de acordos para atração de investimentos ao Ceará. Nos últimos dias foram realizadas reuniões com o grupo aéreo Air France/KLM e com o embaixador do Brasil na França, Luiz Bernardo de Andrade Serra.

Em Roterdã, na Holanda, foi assinado memorando de entendimento com consórcio da área de Hidrogênio Verde. Além disso, a comitiva cearense terá ainda encontro com a diretoria do Porto de Roterdã, que é parceiro do Porto do Pecém.

Na Alemanha, em Munique, também será assinado acordo com empresa local para atrair investimentos para o Ceará na área de Hidrogênio Verde. Já em Glasgow, na Escócia, Camilo Santana estará na abertura da COP26, principal conferência climática da Organização das Nações Unidas (ONU), e fará reunião com o grupo Fortescue Metal, gigante australiana que assinou memorando de entendimento recentemente com o Estado.