quarta-feira, 20 de outubro de 2021

FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DA CULTURA É INSTALADA PELA ALCE


No Theatro José de Alencar e com a participação de representantes de diversas linguagens artísticas, a Assembleia Legislativa do Ceará instalou, na noite de terça-feira (19/10), a Frente Parlamentar em Defesa da

Cultura. O Colegiado tem entre seus objetivos o debate sobre a atualização do marco legal da cultura do Estado do Ceará e a consolidação da criação das políticas públicas de cultura e seu respectivo financiamento.

Presidida pelo deputado Guilherme Sampaio (PT) e com vice-presidência do deputado Renato Roseno (Psol), a Frente é composta ainda pelos parlamentares Acrísio Sena (PT), Audic Mota (PSB), Augusta Brito (PCdoB), Carlos Felipe (PCdoB), Elmano Freitas (PT), Érika Amorim (PSD), Fernando Santana (PT), Leonardo Araújo (MDB), Marcos Sobreira (PDT), Queiroz Filho (PDT), Salmito Filho (PDT).

O deputado Guilherme Sampaio classificou a instalação da Frente como um gesto político de muita sensibilidade ao momento atual – de desmonte das políticas de cultura pelo Governo Federal, assim como um gesto de grande força simbólica e resistência. O parlamentar afirmou ainda que a Frente é um compromisso do Legislativo de entender a cultura como ponto estratégico para o desenvolvimento do Ceará.

O deputado Renato Roseno destacou a relevância da cultura diante de um cenário de brutalização, indicando que, em um país democrático, a cultura deve ser construída a serviço dos valores dos direitos humanos, da dignidade e emancipação humana, do fim de todas as formas de opressão. O parlamentar comentou a necessidade de que o marco legal da cultura do Ceará reconheça a singularidade dos fazedores de cultura do Estado, assim como o importante debate sobre o orçamento para financiamento regular que permita formação, equipamentos, gestão cultural de qualidades, possibilidades de chegar a todo o Estado e a valorização dos trabalhadores e trabalhadoras da cultura.